Comfort Keepers

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

 Telefone Comfort Keepers  808 20 30 95

senhores-jardim

Notícias e Destaques

Newsletter Julho 2012


Nesta newsletter abordamos temas como a importância da independência para os seniores, actividades outdoor para o Verão e, ainda, como equipar adequadamente as casas para os meses mais quentes, quando sofremos com os efeitos nefastos do calor.

CI_outdoor

Para os idosos o sentimento de independência é fundamental, contribuindo para o aumento da auto-estima e felicidade. Levar uma vida independente e saudável passa pela integração na comunidade e interacção social, daí as nossas sugestões de actividades outdoor para o Verão. A finalizar esta newsletter disponibilizamos informações sobre o melhor modo de preparar as casas dos seniores para o Verão, tanto no exterior como no interior e, igualmente, em situações de emergência.

 


 

1 - A importância da independência para os seniores

Independentemente da idade, todos gostamos de ter a nossa independência. Desde pequenos que os nossos pais se esforçam para nos ensinarem tudo o que é necessário para levarmos uma vida feliz e independente. De facto, o sucesso e a felicidade estão quase sempre relacionados com desafios que ultrapassámos ou projectos que criámos por nós próprios, o que nos dá uma sensação de dever cumprido. O sentimento de querer independência não diminui com a idade, muito pelo contrário, a necessidade de ser independente torna-se extremamente importante para os seniores. CI_breakfast

A independência é a única coisa que os idosos sentem que podem controlar em certos aspectos da sua vida, simultaneamente, manter o sentimento de vida independente promove uma sensação de conquista, aumentando a auto-estima e o bem-estar do corpo e da mente.

Na maioria dos casos, os idosos são capazes de viver de forma independente e, com pouca ou nenhuma ajuda, conseguem tratar de si próprios e do essencial nas suas casas. Contudo, nalguns casos, pessoas com demências ou limitações físicas, necessitam de ajuda para as tarefas diárias. Nestas situações, empresas como a Comfort Keepers, auxiliam os clientes nas actividades do dia-a-dia, disponibilizando cuidadoras que podem realizar, de acordo com as necessidades dos seniores, as seguintes funções: compras de supermercado, tarefas domésticas leves, preparação de refeições saudáveis, bem como outras actividades que permitem aos idosos levar uma vida independente e segura nas suas próprias casas.

A Comfort Keepers compreende que a independência dos seniores passa pela capacidade de cuidarem de si próprios. No apoio aos clientes as nossas cuidadoras não desempenham simplesmente todas as tarefas mas, em vez disso, empregam a técnica dos cuidados interactivos, onde integram o idoso na realização das actividades diárias.

Alguns clientes são capazes de ajudar na limpeza da casa, participar nas compras de supermercado, cozinhar, entre outras tarefas, uma vez que são encorajados pelas nossas cuidadoras a fazê-lo. Além de executarem tarefas em conjunto, as cuidadoras também participam noutro tipo de actividades com os clientes, tais como: jogos, caminhadas, companhia na hora da refeição, actividades recreativas ou, apenas, sessões de conversas animadas.

O envolvimento neste tipo de actividades promove sentimentos de realização pessoal e mantém a essência da independência a que tanto os seniores aspiram. Para muitos idosos o objectivo da independência pode ser alcançado com uma pequena ajuda.

 

2 – Actividades Outdoor

Já não é novidade os benefícios que o exercício físico e as actividades ao ar livre podem ter na saúde dos seniores. Passar algum tempo ao ar livre ou apenas a apreciar a paisagem pode contribuir para a melhoria da saúde, do humor e para uma sensação de bem-estar geral. Por estas razões é crucial os idosos não se acomodarem dentro das suas casas, de modo a viverem em pleno os seus anos de ouro. scrabble

Os seniores que vivem sozinhos estão mais sujeitos ao isolamento do exterior, especialmente, após a perda de um cônjuge ou de outros familiares e amigos. Este sentimento de isolamento tem tendência a aumentar quando se mantêm em casa sem contacto com o mundo lá fora. Para colmatar este sentimento, muitos idosos tiram partido de actividades de grupo em comunidade, procurando associações culturais, recreativas ou de voluntariado, de forma a contribuírem activamente para a sociedade e continuarem a interagir socialmente. Mesmo aqueles que preferem sair sozinhos e estar apenas em contacto com a natureza, melhoram o seu estado físico e psicológico.

Enquanto alguns idosos são capazes de realizar actividades físicas ao ar livre, como andar de bicicleta ou jogar ténis, muitos outros estão limitados pela sua condição física e estado de saúde. No entanto, há uma vasta gama de actividades que qualquer pessoa pode realizar, independentemente, das suas aptidões físicas:

  • Pintar um quadro: Pegar num cavalete, tela, godê com tintas e uma cadeira, colocá-los no quintal ou terraço e descontrair fazendo um retrato da paisagem, por exemplo.
  • Jardinagem: perder umas horas a arranjar o jardim, regando as plantas, plantando legumes e/ou ervas aromáticas, úteis para o dia-a-dia.
  • Tirar fotografias: utilizar uma câmara digital de fácil manuseamento e aproveitar para tirar fotografias a pessoas, paisagens, flores, parques, pôr-do-sol, etc. Posteriormente, aproveitar para criar um álbum de fotografias para mais tarde recordar.
  • Pesca: aproveite para fazer algo original e vá pescar, de preferência com um amigo para porem a conversa em dia enquanto esperam. Existem várias praias, lagos, pontões ou cais onde é permitido realizar esta actividade.
  • Bricolage: faça dos arranjos da sua casa um divertimento e entretenha-se a restaurar alguns móveis e objectos de decoração, pintando-os e reinventando-os.
  • Jogos: organize uma tarde de jogos com os seus familiares e/ou amigos e aproveite para se divertir com jogos de cartas ou tabuleiros: crapô, rummy-o, scrabble, trivial, entre muitos outros.

Todas estas actividades devem ser desenvolvidas, sempre com a companhia de familiares, amigos, ou caso não seja possível, de cuidadores que, além da companhia, podem estimular física e psicologicamente os idosos.


3 – Ajudar os idosos a equipar as casas para o Verão

Os meses de Verão podem tornar-se excessivamente quentes, particularmente para os idosos. Todos os anos, nesta estação, são conhecidas novas ocorrências de pessoas que enfrentam risco de vida e, nalguns casos, até mesmo a morte. Apesar de ser do conhecimento comum que os seniores não se devem aventurar em actividades ao ar livre em dias bastante quentes, também é importante ter noção de que não estão protegidos do efeito devastador das altas temperaturas nas suas casas. CI_alpendre

À medida que o nosso corpo envelhece, aumenta a dificuldade em regular a temperatura interna, o que, muitas vezes, é fruto dos efeitos secundários de determinados medicamentos, sendo por isso que, de vez em quando, encontramos idosos com camisolas em dias bastante quentes. Noutras situações, alguns idosos optam por deixar desligado o ar condicionado no Verão, o que resulta no sobreaquecimento da casa.

Por ser uma situação bastante delicada, é extremamente necessário informar acerca das melhores opções para preparar o exterior e o interior da casa para o Verão, essencialmente, no caso dos idosos que vivem em regiões onde são frequentes altas temperaturas.

Exterior da casa

  • Verificar se as bermas da janela estão em bom estado de conservação e pintá-las de branco para reflectir o calor.
  • Contratar uma empresa de peritos em reparação de ar condicionado para analisar o estado das bobinas e verificar se os manipuladores do ar estão a funcionar adequadamente.
  • Verificar se o isolamento e ventilação do sótão são suficientes durante os meses críticos.
  • Plantar árvores de sombra para darem cobertura a determinadas partes da casa.

Interior da casa

  • Instalar ventiladores de tecto para manter os quartos arejados.
  • Nos meses de Verão utilize cortinas de cores claras para reflectir o calor.
  • Utilize um spray vaporizador com água fresca, várias vezes ao dia, para evitar o sobreaquecimento da casa.
  • O vidro duplo é um bom investimento quando tiver de substituir as velhas janelas ou construir uma nova casa. A camada de ar entre os dois vidros da janela permite um bom isolamento térmico e acústico.

Preparação para emergências

Em situações de blackout (falha de energia), é extremamente importante os seniores manterem a calma e estarem prevenidos, tomando as seguintes medidas nos meses críticos do Verão:

  • Armazenar água engarrafada no congelador, de modo a manter uma hidratação adequada.
  • Colocar alguns panos molhados no congelador para se poderem refrescar, colocando-os, por exemplo, na parte de trás do pescoço, de modo a não sofrerem com os efeitos do calor.

Durante os meses de Verão é aconselhável os familiares verificarem o estado dos seus familiares idosos ou, caso não seja possível, contratarem uma empresa como a Comfort Keepers, que pode verificar os níveis de temperatura e ventilação no interior das casas, bem como, ajudar na execução de algumas tarefas diárias, mais complicadas de realizar em dias com temperaturas elevadas. 


 
Voltar
Share to Facebook Share to Twitter Share to Linkedin Share to Google