Manter os séniores saudáveis
2021-09-02

Assegurar que os seniores recebem a nutrição certa é vital. Especialmente para que se mantenham ativos. Pois muitas doenças podem ser evitadas. Ou aliviadas através da uma nutrição adequada. Contudo, outras considerações devem ser tidas em conta.
Â
Os seniores que têm dificuldade em saber o que e quanto comer devem consultar o seu médico. Uma alimentação adequada não significa que a comida tem de ser insossa. E muito menos aborrecida. Os médicos podem encaminhar os seniores para nutricionistas. Podendo fazer sugestões sobre refeições saudáveis e nutritivas. Os que necessitam de ajuda na preparação de refeições podem obter ajuda de cuidadores. Permitindo-se o apoio na mercearia e na atividade de cozinhar. Os cuidadores profissionais podem ainda monitorizar a alimentação. Ajudando a seguir regimes alimentares prescritos.
Â
Outras mudanças que o sénior pode fazer podem ser tão simples. Tais como desligar a televisão e socializar. Desenvolver atividades que promovam o bem-estar mental. Que também é benéfico. Interagir com os seus pares e famÃlia pode ajudar a afastar a depressão. Evitando-se que se isolem. Numerosos estudos têm mostrado que o isolamento social aumenta o risco do declÃnio cognitivos. Outros problemas de saúde são também possÃveis. A perda de autonomia pode tornar-se uma realidade. Modificar hábitos pouco saudáveis. Deixar de fumar ou beber em excesso. Prevenir doenças debilitantes nos seniores e mantê-los saudáveis e independentes é uma prioridade.
Â
Os Hábitos!
Adotar novos hábitos pode revelar-se mais fácil com apoio de quem se encontra próximo. Manter um programa de exercÃcio fÃsico revela-se mais fácil. Especialmente quando as desenvolvem estas atividades em conjunto. Pois é mais fácil receber a
nutrição adequada quando as refeições são partilhadas. Os seniores que vivem sozinhos. E ou que necessitam de ajuda podem contratar cuidadores profissionais. Com o intuito de seguir planos de exercÃcio e nutrição. Ou disponibilizar acompanhamento ao longo do dia. No entanto, consultas médicas regulares são relevantes.
Â
É cada vez mais importante manter bem presente que os seniores são também parte integrante da nossa vida. Como tal, merecem os melhores cuidados e atenção. Criar condições para uma melhoria de qualidade de vida não basta. É preciso, em primeiro lugar, fomentar a recuperação de competências. E em segundo devolver o retorno a uma vida. Desejando-se assim que, embora, a dificuldade e complexidade que estas situações acarretam se possam caminhar no sentido da devolução da vida activa.
Â
Tags:
« Voltar